Educação que Queremos!

A educação é um direito fundamental para a formação humana, ajuda no desenvolvimento humano  e garante o pleno gozo de todos os direitos adquiridos.
Porém o livre acesso á educação já não é considerado o suficiente, outros requisitos deve ser levados em consideração.

1ª Oportunidades Iguais: O estado não pode se omitir e deve garantir o acesso igual a todos, ( inclusive as portadoras de necessidades especiais). Há existência de oportunidades iguais é fundamental para combater a exclusão social e a pobreza.

2ª Educação de Qualidade: O Estado tem por obrigação de oferecer a todos ensino de qualidade.
Infelizmente em nosso País existe dois tipos de escola, DE ELITE ( Escolas Particulares) com pessoal de alta competência profissional, bem remunerados e com infraestruturada educacional, o que permite o profissional da área desenvolver com Qualidade seu Papel de educador. E PARA os POBRES, muitas das vezes falta o recursos humanos, Mau remunerados e falta de estrutura física educacional.
De Acordo com a definição da UNESCO, uma educação de qualidade deve ser baseada no quadro de direitos humanos e abordar áreas recentes como diversidade Cultural, Multilinguismo na educação, não há violência e desenvolvimento Sustentável.

É fato que educação vai além de aprender a Ler, Escrever e Calcular, a declaração universal dos direitos Humanos afirma explicitamente que a educação deve "Visar" a plena expansão da personalidade humana e ao direito do homem e das liberdades deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todos os grupos raciais, culturais e religiosos.

Educação e Cidadania:
Bem sabemos que o assunto educação vem de muitos anos, a qualidade oferecidas nas escolas publicas deixa muito á desejar, com muitos profissionais maus remunerados e alunos mau preparado.
Precisamos exercer nosso papel de cidadania, e exigir de governantes á tão sonhada qualidade educacional, para nossos filhos.
Não da mais para aceitar a burguesia que sempre pagou escola particular para os filhos ficar com as vagas dos pobres nas universidades federais e estaduais. Precisamos defender a Democracia educacional, para que ricos e pobres tenham o mesmo preparo e disputar as vagas nas Universidades de igual para todos.
A educação de qualidade é um sonho que só será realidade com a prática da Cidadania.Pense Nisso!

2 comentários:

  1. Educação é um direito de todos! É o caminho para um povo organizado e conquistador de seus direitos. Quando falamos em educação, lembramos que a sala de aula é a nossa segunda casa. Um país que se preocupa com seu povo, valoriza nossos educadores!

    Grande abraço, e parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Marcos.
    Cheguei ao seu blog através do blog do Rikardão,seguimos um ao outro no twitter,e você postou um comentário e deixou seu link.
    Bem,vamos ao que realmente me propus.
    Amigo,tenho 65 anos e alguns deles na web,o primeiro pedido é que atualize sempre seu blog com matérias tão boas quanto esta,pois vocês jovens podem num futuro próximo,mudar o rumo dessa nação,hoje entregue a um grande nº de políticos corruptos,e irresponsáveis.
    Aqui em Salvador a greve dos professores já passa os 70 dias,uma queda de braço que não tem data para terminar.
    O pior é que o governo convocou professores(as)extras,sem capacitação adequada para preparar os alunos(as) para o ENEM.
    Ninguém merece...
    Outro pedido é pedir que crie um banner ou backlink para divulgação de seu blog.
    Voltarei em breve.

    http://alienxpredador.blogspot.com.br/

    Abraços
    Álien a fera

    ResponderExcluir