Frota de Veículos em Indaiatuba cresce 147% em dez anos.

A frota de Indaiatuba, soma de todos os veículos automotores da cidade, cresceu 147% em dez anos, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Pelos números do órgão, com base nos dados de 2011 (até agosto) comparados com 2001, foram 78461 novos veículos nas ruas da cidade, subindo de 53326, em 2001, para 131797, em 2011.
Com relação às cidades da Região Metropolitana de Campinas, com dezenove municípios, Indaiatuba ocupa a terceira posição em números absolutos, perdendo para Campinas, como pouco mais de 728 mil veículos, e Americana com 134179 veículos. O crescimento proporcional também foi o terceiro da RMC. Encabeça a lista a cidade de Hortolândia com crescimento de 171% em dez anos, e de Engenheiro Coelho, com crescimento de 156% no mesmo período. Campinas teve um crescimento de sua frota na ordem de 79%.Desaceleração - Apesar do crescimento da frota de Indaiatuba ser em média de 14% ao ano, durante os dez anos verificados, os números mostram uma baixa acentuada nos meses de 2011. A média é de 0,78% de aumento por mês, tendo abril com o maior percentual, de 0,83%. Na média deste ano, são emplacados 1000 novos veículos por mês. No mesmo período, o crescimento populacional de Indaiatuba foi de 36%. Motos Com relação às motos, Indaiatuba tem a segunda maior frota da RMC, perdendo apenas para Campinas. Segundo o Denatran, são 35268, entre motos e motonetas, enquanto Campinas possui 106614. Na relação de moto por grupo de habitantes, a cidade também fica com a segunda colocação, perdendo para Pedreira. Indaiatuba tem 5,7 habitantes para cada moto, enquanto que a cidade que encabeça a lista possui uma para cada 4,2 habitantes. Para se ter uma ideia, em Hortolândia há uma moto para cada grupo de 14,72 habitantes. Vinhedo, Campinas, Engenheiro Coelho e Sumaré, mantém uma moto para cada grupo de 10 habitantes.ÔnibusNão se pode fazer uma relação direta das deficiências do transporte coletivo de Indaiatuba, mas quando se verifica a relação de ônibus por grupo de habitantes, a cidade é que apresenta a maior discrepância na Região Metropolitana de Campinas. Pelos números oficiais do Denatran, são 914 habitantes para cada ônibus. Enquanto que Valinhos, reduto de várias empresas de transporte coletivo, o número de habitantes por veículo, nesse quesito, é de um ônibus para cada 64 habitantes. Em Americana, com cerca de 10 mil habitantes a mais que Indaiatuba, o número cai para 286 ônibus por habitante.  Ranking geral-ainda com relação à frota, a cidade de Indaiatuba ocupa a 26ª posição no ranking estadual de veículos e a 71ª no ranking nacional. 


2 comentários:

  1. A única saída para um trânsito cada vez mais caótico é o investimento no transporte público de qualidade. O drama do trânsito que já atinge as nossas metrópoles chegará em todas as cidades de médio e grande porte desse país. Grande abraço.

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